ATENÇÃO: A partir de 1° de setembro de 2024 todos os novos suplementos alimentares passarão a ser notificados junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Empresas também terão até 1°setembro de 2025 ou vencimento do registro para se adequar produtos já regularizados.
Esses prazos são resultado da publicação do novo marco regulatório para a regularização de alimentos no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). A RDC 843/2024 e a IN 281/2024, alteraram a forma de controle pré-mercado desses produtos.
Suplementos alimentares sozinhos são responsáveis por quase metade das irregularidades no mercado de alimentos. No que diz respeito às denúncias e queixas recebidas pela Anvisa, impressionantes 86% estão relacionadas a essa categoria.
Esses dados refletem só alguns dos muitos desafios enfrentados pelo setor em cumprir os requisitos estabelecidos para essa categoria. A nova medida da ANVISA faz com que todas as empresas de suplementos alimentares do país precisem se adequar e notificar seus produtos.
Essa mesma medida tem como objetivo aumentar a segurança dos produtos e promover uma competição mais justa no mercado. Como consequência, diversas dúvidas surgem para o setor e que precisam ser esclarecidas, principalmente durante esse período de adequação.
Na Registec, sabemos de cada desafio e oportunidades que essa nova regulamentação apresenta, com vasta experiência em soluções regulatórias, que garantem a conformidade dos seus produtos com os novos requisitos para notificação da ANVISA ou procedimentos de comunicação e registro ainda vigentes.
Nossos clientes contam com suporte para:
Nossa equipe experiente e altamente especializada está sempre um passo à frente das tendências e mudanças regulatórias. Não somente oferecemos soluções personalizadas, como também antecipamos as necessidades de nossos clientes, garantindo que estejam sempre preparados para aproveitar ao máximo as oportunidades do mercado.
No cenário de alterações e data limite colocados pela ANVISA, é crucial que sua empresa se mantenha informada e preparada para essa transição. Ter a Registec como parceira na estratégia da sua empresa será a chave para garantir que os seus produtos estejam devidamente notificados a tempo, viabilizando sua entrada e continuidade no mercado.
Entre em contato com os nossos especialistas e entenda como iremos potencializar o seu sucesso na regularização dos seus suplementos alimentares.
Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/alimentos/suplementos-alimentares
TAGS: notificação de suplementos, importação de suplementos, avaliação de fórmula de suplementos, assessoria técnica suplementos.